Nos últimos tempos, nota-se uma mudança na consciência do brasileiro sobre o que deve contem em seu cardápio diário. Antigamente, a típica comida brasileira era o arroz com feijão, legumes e verduras frescas. Porém, devido ao um considerável aumento da qualidade de vida da população brasileira e com isso a possibilidade de ter acesso aos fast-food, nota-se um aumento de calorias bastante considerável nas pessoas.
Isso provocou uma preocupação com a saúde, pois sabemos que os lanches de fast-food, excesso de doces, frituras e alimentos gordurosos provocam diversas doenças e não apenas o aumento de caloria.
O consumo de comida pronta e congelados também contribui para uma deficiência de alimentação saudável na mesa da população brasileira.
Hoje no Brasil, metade dos adultos está acima do peso ideal e 17% são obesos. Junto a uma alimentação inadequada, as pessoas andam no corre corre do dia a dia, muitas vezes não praticam exercícios físicos e nem possuem horas de sono recomendadas para qualidade de saúde.
Essa realidade vem preocupando os órgãos de saúde. Por isso, iremos relacionar neste texto 10 dicas úteis, fáceis, e saudáveis para você adotar no seu cotidiano para não fazer parte da estatística citada acima.
1 – Consumir Alimentos Frescos
Faça dos legumes, verduras, ovos, frutas bem presentes em sua mesa e de sua família. Essa é a regra de Ouro, os alimentos naturais além de essenciais para o nosso organismo, são saudáveis por conter diversos nutrientes.
2 – Use com moderação, óleos, sal e açúcar.
Esses ingredientes em pequenas quantidades deixam a comida saborosa sem desequilibrar o teor nutricional recomendado pelos profissionais de saúde.
3 – Limite o consumo dos alimentos processados.
Use os como parte de uma refeição baseada em alimentos frescos. Alimentos industriados sempre possuem sal e açúcar em grande quantidade para aumentar a durabilidade destes produtos.
4 – Evite os alimentos ultra processados.
Quando os alimentos são ultra processados, contém alta concentração de gordura e açúcares, sódio e outros aditivos e quase nenhuma fibra. Esses alimentos garantem o aumento do peso e consequentemente o surgimento de várias doenças.
5 – como com regularidade e com atenção.
O ideal é se alimentar de 3 em 3 horas em pequenas quantidades. Quando você se alimenta muitas vezes durante o dia e em pequena quantidade, estará sempre saciado, poderá sentir melhor o gosto do alimento e será mais prazeroso. Seu organismo conseguirá fazer a digestão de forma melhor quando a alimentação não é feita rapidamente.
6 – local de compras com variedade
Procure realizar suas compras em locais que exista grande variedade de alimentos. Assim, seu cardápio e o de sua família será rico e variado. Feiras de produtores é uma ótima opção, pois não contém conservantes e geralmente são consumidos pela própria família do produto. E isso com certeza é um fator que nos deixa mais seguros para o consumo. Além de termos a certeza que forma colhidos na época e produzidos na região.
7 – Valorize o ato de cozinhar
Partilhe este hábito com as crianças e os jovens. Assim, você evitará o consumo de produtos e alimentos industrializados. Hoje com o uso da internet, encontramos diversas receitas, práticas nutritivas em diversos canais da internet. Aprender a cozinhar faz bem para você e para os que vivem em sua volta.
8 – Organização da Rotina alimentar
Dê a alimentação um espaço em sua vida. Faça isso da melhor forma possível, pois como dia o ditado: “Você é o que você come. ” A alimentação é a garantia da qualidade de vida, de uma boa saúde. Nesse quesito é importante dar ênfase não apenas para as horas de alimentação. Mas também organizar as compras, ajeitar os alimentos na dispensa e planejar o cardápio da semana. Para não se sobrecarregar, envolva toda a família no processo e logo isso será um costume de todos os integrantes.
9 – Comer em lugares que oferecem comida de qualidade
Quando for comer fora, escolha lugares que façam a comida na hora. Na rua temos várias variedades de locais para fazer um lanche ou um jantar. Mas muitos lugares servem comidas conservadas ou requentadas. Por isso, é importante saber escolher um lugar que oferece um cardápio de qualidade para os clientes. Evite as redes de fast-food.
10- Analise as Publicidades
Seja crítico no que diz respeito as propagandas de alimentos. O objetivo primordial dessas propagandas é vender e não garantir a saúde de sua família, educa-la ou informa-la.
Essas são dicas simples e se forem adotadas por cada pessoa, tenho certeza que melhorará 70% diversos problemas de saúde enfrentado por muitos.
Se você gostou e concorda que isso ajudará outras pessoas, compartilhe esse texto com seus amigos.